Tesouro Direto lança novo investimento voltado para o público feminino

No meio do ano passado, o Tesouro Nacional lançou o Educa+, um novo título do Tesouro Direto que oferece uma opção de investimento para custear despesas educacionais por meio de títulos públicos de renda fixa. Agora, em parceria com o Banco do Brasil, o Tesouro Nacional está disponibilizando um novo produto no mercado: o Educa+Mulher.

O Educa+Mulher é direcionado a investidoras com idade entre 16 e 75 anos que invistam a partir de R$ 35 em um título do Tesouro Educa+. No entanto, é importante destacar que essa oportunidade é válida somente até o dia 29 de fevereiro e faz parte do BB Seguro de Vida Mais Mulher, com validade de um ano.

Esse título pode ser adquirido através do aplicativo do Banco do Brasil, no portal investimentos.bb.com.br, ou em uma agência do banco. Seu principal objetivo é promover a educação financeira, especialmente para as “mães solo”, visando auxiliá-las na construção de uma reserva financeira para subsidiar os estudos de seus filhos, netos ou sobrinhos.

O Educa+Mulher busca oferecer proteção para a beneficiária em caso de perda inesperada da responsável financeira, que poderia comprometer a continuidade dos estudos. Além das coberturas básicas, o seguro também oferece apoio à mulher e até cesta básica em caso de falecimento.

O Tesouro Educa+Mulher surgiu como uma extensão do Tesouro Educa+, que foi desenvolvido com base em estudos dos professores Robert Merton, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1997, e Arun Muralidhar. Eles introduziram o conceito de SeLFIES (Standard-of-Living, Forward-starting, Income-only Securities), ou seja, produtos financeiros que facilitam o processo de poupança para um planejamento educacional. Com base nesse conceito, esses produtos são acessíveis a qualquer pessoa, permitindo que determinem quanto desejam investir, com baixo custo e baixo risco.

As investidoras do Educa+Mulher também terão acesso gratuito a conteúdos de educação financeira, como dicas, análises, sugestões e cursos com linguagem acessível, além de suporte humano e digital através do assistente virtual do WhatsApp e de especialistas em investimentos.

Um estudo realizado pela Anbima, conhecido como Raio X do Investidor 2023, revelou que os homens ainda são a maioria entre os investidores, mas houve um aumento de 6 pontos percentuais na participação das mulheres no mercado de investimentos no último ano.