Como identificar o novo golpe do IPVA que oferece descontos

A empresa de cibersegurança Kaspersky alerta que criminosos virtuais estão usando a promessa de 50% de desconto no pagamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) como chamariz para aplicar um novo golpe sofisticado, conhecido como phishing. Mesmo os contribuintes atentos devem ficar alertas, pois o golpe consegue enganar pessoas com relativa facilidade.

Os golpistas agem de forma bastante simples, utilizando seis passos para enganar as vítimas:

1. A vítima recebe um e-mail bem escrito, sem erros ortográficos, que oferece um desconto de 50% na guia de pagamento do IPVA. O e-mail contém um botão de consulta que direciona para um site falso.

2. Ao acessar o site falso, os criminosos interceptam as informações inseridas pelo proprietário do veículo, incluindo dados pessoais e detalhes do veículo.

3. O site fraudulento realiza uma consulta ao site legítimo do órgão de trânsito para obter o valor real do suposto IPVA, transmitindo maior veracidade ao golpe.

4. O golpista aplica então 50% de desconto sobre o valor real e solicita o pagamento por PIX via QR Code.

5. O dinheiro cai em uma conta em um banco digital, controlada pelos criminosos.

6. Sem perceber, a vítima continua devendo o tributo ao credor real da dívida, que é o Estado. Eventualmente, terá que pagar o imposto novamente, sofrendo prejuízo.

Para evitar cair nesse golpe, é importante procurar o site correto para informações sobre o pagamento do IPVA, que geralmente está disponível nas Secretarias da Fazenda e Planejamento dos Estados ou nos Detrans. O pagamento do imposto é feito pelos aplicativos ou internet banking dos bancos, caixas das agências bancárias credenciadas, casas lotéricas ou cartões de crédito credenciados.

Além disso, é recomendado manter-se informado sobre os descontos oferecidos para o pagamento do IPVA, desconfiar de e-mails que oferecem descontos significativos ou promoções inusitadas, verificar cuidadosamente os links antes de clicar e não fornecer informações pessoais em sites suspeitos, manter o software antivírus e anti-malware atualizado e educar-se sobre as táticas de phishing para reconhecê-las.

Para mais informações sobre o IPVA, Imposto de Renda e finanças pessoais, é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected].