Verifique com segurança no gov.br se há dinheiro ‘esquecido’ em banco

O Ministério da Gestão e o Banco Central criam mecanismo de verificação em duas etapas para benefícios acima de R$ 100. Nova ferramenta visa proteger contra fraudes e golpes

O Sistema de Valores a Receber (SVR) lança o primeiro serviço do portal gov.br que requer validação em duas etapas (2FA) para aumentar a segurança dos cidadãos. A partir de agora, usuários com valores a receber acima de R$100 devem utilizar a ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para solicitar o resgate desses valores (seleção de chave Pix).

O SVR, um serviço do Banco Central, possibilita verificar se pessoas físicas, empresas ou pessoas falecidas têm montantes esquecidos em instituições financeiras e como solicitar o resgate.

“Com mais de 155 milhões de brasileiros usando uma conta gov.br, é crucial garantir a segurança das informações. Essa parceria com o Banco Central é essencial, pois é o primeiro serviço a exigir essa camada adicional de segurança”, afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital.

Antes dessa medida, a Secretaria de Governo Digital (SGD) disponibilizou o 2FA para reforçar a segurança de acesso ao gov.br. Outros serviços seguirão essa exigência. “Nosso objetivo é prevenir fraudes e golpes e estamos alinhados com as melhores práticas de segurança da informação”, destacou Mascarenhas.

Como utilizar

Para ativar o 2FA, é necessário estar logado no aplicativo instalado no celular. Acesse “Segurança da Conta”, clique em “Verificação em duas etapas” e habilite a função. Dessa forma, a cada novo acesso, um código no aplicativo gov.br deverá ser inserido para confirmar a identidade. A ativação pode ser feita tanto na tela de login quanto na tela inicial do app.

“O 2FA é uma funcionalidade de segurança que os usuários ativam, exigindo um código de verificação a cada login no sistema gov.br. O Banco Central é pioneiro nessa exigência de autenticação dupla, diferentemente de outros sistemas do governo federal”, ressaltou João Paulo Resende Borges, do Departamento de Atendimento Institucional do BC.

Caso o usuário não ative o 2FA e tente resgatar um valor acima de R$100, o sistema instruirá sobre a ativação do 2FA ou orientará a buscar a instituição para receber o montante. Mais detalhes sobre o serviço estão disponíveis no portal do Banco Central.

Com informações do Banco Central.