São Paulo – O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proporcionou uma conquista significativa para Stênio Garcia na contenda com suas filhas, Cássia e Gaya Piovesan, e sua ex-esposa, Clarice Piovesan, referente ao imóvel localizado no bairro de Ipanema, na zona sul carioca. Segundo a decisão judicial, o ator receberá R$ 5 mil mensalmente pelo uso do apartamento.
Stênio iniciou uma ação contra as filhas em 2025, buscando reaver o apartamento e reivindicando uma indenização no valor de R$ 200 mil. O ator havia cedido o imóvel às herdeiras em 1992, quando elas ainda eram menores, mas reservou para si o usufruto vitalício.
Confira também: Disputa judicial entre Stênio Garcia e suas filhas ganha novos desdobramentos
“(A decisão é) uma vitória ainda parcial, pois a juíza reconheceu apenas os 50% indiscutíveis de Stênio, enquanto os outros 50%, que também lhe pertencem, ainda serão debatidos no processo”, declarou Luiz Mantovani, advogado do artista, ao “Estadão”. Ele acrescentou que a sentença é “um marco”. “A determinação da magistrada Maria Cristina Slaibe está em conformidade com os princípios constitucionais, fato que não esperávamos que fosse diferente.”
Mantovani também comentou sobre a cobertura da mídia no caso, ressaltando que “a imprensa brasileira desempenha um papel crucial na fiscalização social nesse processo, o que certamente contribui para uma análise processual mais atenta e alinhada aos valores republicanos que todos apoiamos”.
Mesmo com a decisão a seu favor, Stênio e sua equipe legal continuarão avançando com o processo para retomar o controle total do imóvel. “Continuaremos em busca da plenitude da justiça, em parceria com os Doutores Sérgio Figueiredo e Fabiano Lopes”, completou Mantovani.
Confira também: Stênio Garcia: pessoas idosas têm direito a pensão dos filhos?
A equipe jurídica de Cássia e Gaya foi contatada pela reportagem, mas, até o fechamento desta matéria, não se manifestou.
Stênio e Clarice se separaram em 1983. Após a separação, Cássia e Gaya permaneceram no apartamento por três anos, e desde 2019, Clarice ocupa o imóvel.
Desde o início do processo, Stênio afirmou ter sido dispensado da Globo sem recursos e vive com o valor da aposentadoria do INSS. O ator alegou ter sido abandonado “afetiva e materialmente” por suas filhas, não recebendo visitas, ligações ou qualquer apoio para cobrir despesas e medicamentos.
Confira também: Pensão alimentícia para idosos: direitos e como solicitar
O valor reivindicado por Stênio abrange indenização por perdas e danos, além dos custos associados ao processo. A ação ainda solicita que o ator recupere o controle do imóvel, mesmo que isso exija a intervenção de “forças policiais”.
Na última quarta-feira, dia 29, o artista foi hospitalizado por conta de uma crise de pressão alta, mas retornou rapidamente para casa após ser medicado. O incidente ocorreu na madrugada após Stênio completar 94 anos.

Como editor online do blog “VALOR A RECEBER”, minha paixão é trazer conteúdo financeiro e econômico relevante para nossos leitores ávidos por informações do setor. Graduei-me em Sistemas para Internet pela Uninove em 2018, e desde então tenho trabalhado arduamente para trazer análises perspicazes, notícias atualizadas e insights valiosos para quem busca entender e prosperar no mundo das finanças. Junte-se a nós enquanto exploramos as complexidades do mercado financeiro e buscamos maximizar o potencial de valor para nossos leitores.
