Prefeitura de Umuarama: Órgão responsável pela administração do município

Consumidores denunciam novos golpes virtuais de resgate de cashback em cartões de crédito

Com o aumento do número de golpistas atuando na internet, surgem diariamente diferentes modalidades de crimes virtuais. O Procon de Umuarama identificou que, entre segunda-feira (6) e quinta-feira (9), pelo menos 12 pessoas relataram ter sido vítimas de golpes online. Dois tipos específicos foram destacados, ambos envolvendo a criação de sites falsos extremamente semelhantes ao site oficial Gov.br, confundindo os usuários e os levando a acreditar que estão em um ambiente seguro.

Golpe envolvendo a Mastercard e cashbacks de cartões de crédito

No primeiro tipo de golpe, os golpistas elaboram um anúncio falso da Mastercard – repleto de erros de português – com uma foto de William Bonner, apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo. O anúncio alega que as bandeiras de cartões de crédito são obrigadas a indenizar e devolver 100% dos valores em cashbacks por determinação do Procon. Para os consumidores, isso significaria o direito de resgatar até R$ 4.500,00. O secretário do Procon, Eduardo Henrique Ceranto, alerta para a importância de ficar atento a sinais de fraudes, como erros gramaticais e promessas milagrosas que soam suspeitas.

Alerta sobre o golpe “BR Valores a Receber”

Em um segundo golpe, os golpistas se passam por representantes do governo federal oferecendo valores para os cidadãos por meio de um programa chamado BR Valores a Receber. O site falso, muito semelhante ao Gov.br, induz o internauta a acreditar que tem direito a receber uma quantia em dinheiro do governo. Após inserir o CPF, a vítima é informada de um suposto valor disponível e, para resgatá-lo, é solicitado o pagamento de uma “tarifa transacional”. Muitos cidadãos caíram nesse golpe, pagando taxas e não recebendo o valor prometido.

Dicas para evitar golpes online e proteger seus dados

Para evitar cair em golpes virtuais, o secretário do Procon destaca a importância de verificar a segurança dos sites visitados, evitando inserir dados pessoais em páginas suspeitas. Qualquer indício de erro nos endereços apresentados, como falta de um cadeado de segurança ou URLs incorretas, deve ser levado em consideração. Em caso de dúvida, é aconselhável não acessar sites desconhecidos e buscar orientação junto ao Procon de Umuarama. A legislação brasileira tem avançado na área de combate aos crimes cibernéticos, mas ainda há desafios a serem superados nesse sentido.

Para maiores informações sobre os golpes virtuais de resgate de cashback em cartões de crédito, entre em contato com o Procon Umuarama e proteja-se contra a ação de golpistas.