Inscritos no Bolsa Família vão receber valor adicional no pagamento de outubro

O pagamento do Auxílio Gás referente ao mês de outubro foi autorizado e começará a ser feito a partir de quarta-feira, 22 de outubro. Os depósitos continuam até 31 de outubro, quando os beneficiários com NIS terminado em 0 receberão o valor.

O montante de R$ 108 corresponde ao custo médio do botijão de gás de 13 kg no Brasil, servindo como um suporte vital para muitas famílias que enfrentam os altos preços atuais.

Atualmente, o programa Auxílio Gás abrange 5 milhões de lares, dando prioridade àqueles que possuem ao menos um membro que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Investimentos

No presente mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social destinou mais de R$ 542 milhões para o Auxílio Gás. Esta iniciativa visa não só proporcionar alívio financeiro, mas também fortalecer as políticas sociais em benefício das famílias em situação de vulnerabilidade.

Em setembro, o governo apresentou o programa “Gás do Povo”. Essa nova abordagem permitirá que as famílias retirem o gás diretamente com revendedores autorizados, substituindo gradativamente o pagamento em dinheiro. A expectativa é que até março de 2026, essa mudança beneficie 15 milhões de lares.

Critérios para participação

Nem todas as famílias cadastradas no Cadastro Único têm acesso garantido ao Auxílio Gás. Os critérios para elegibilidade incluem:

  • Manutenção do Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses.
  • Renda per capita inferior aos limites estabelecidos.
  • Maior número de integrantes na família.
  • Prioridade para os lares que já recebem o Auxílio Brasil.
  • Limitações orçamentárias locais e número de famílias em situação de vulnerabilidade atendidas em cada município.

Esses critérios foram estabelecidos com o intuito de apoiar as famílias mais necessitadas em um contexto de aumento nos preços dos produtos essenciais.