É falso que para ter acesso a valores esquecidos tenha que fazer Pix: Descubra a verdade agora!

Para cumprir esse procedimento, de acordo com a protagonista do vídeo, é necessário informar o CPF e responder a duas perguntas de uma suposta consultora. Os links suspeitos não estavam ativos quando essa verificação foi realizada.

Por que é enganoso

Não é seguro fornecer informações pessoais em sites não reconhecidos. Embora os vídeos não mencionem, eles aparentam se referir ao serviço de Valores a Receber do Banco Central, que frequentemente é usado para aplicar golpes e disseminar desinformação.

Não há cobrança para consultar ou receber os valores. O serviço oferecido pelo Banco Central é gratuito. A verificação pode ser feita acessando este link (confira aqui).

Há 41 milhões de indivíduos com direito a esses valores, não 80 milhões. O número de pessoas com recursos esquecidos em contas bancárias é de 41 milhões, não 80 milhões como afirmado no vídeo enganoso (leia aqui). O montante total dos recursos esquecidos, de acordo com o Banco Central, ultrapassa os R$ 8,5 bilhões. A maioria dos repasses está na faixa de até R$ 10, com 32 milhões de beneficiários aptos a receber valores nessa faixa. Os dados mais recentes são de junho deste ano.

Além disso, não é necessário pagar taxas para acessar benefícios sociais. A orientação mais segura é buscar os sites oficiais dos órgãos públicos responsáveis pelo programa em questão, como o Bolsa Família (leia aqui) ou o Auxílio-Maternidade no INSS (aqui).