Clientes estão em busca de garantir uma reserva financeira para emergências

Uma nova pesquisa do Nubank revela que os clientes do banco estão cada vez mais preocupados em formar suas reservas de emergência. De acordo com os dados do “Data Nubank”, a maioria das “caixinhas” – carteiras sugeridas pela instituição ou criadas pelos usuários – tem sido utilizada para guardar dinheiro contra imprevistos. Em dezembro de 2023, 32,8% das “caixinhas” ativas eram destinadas à “reserva de emergência”.

Rafaela Nogueira, gerente de políticas públicas do Nubank e coordenadora do estudo, destaca que as “caixinhas” têm sido um ponto de partida crucial para adentrar no mundo dos investimentos, auxiliando a compreender a jornada de bem-estar dos clientes.

Além da reserva de emergência, outra “caixinha” bastante popular é a Nu Limite Garantido, que possibilita aos clientes aumentar o limite do cartão de crédito ao deixar um valor de investimento como garantia. Caso a fatura não seja paga até a data de vencimento, os valores aplicados são usados para o pagamento parcial ou total da fatura.

As principais “caixinhas” ativas em dezembro de 2023 tinham os seguintes focos:

– 32,8% – Reserva de Emergência;
– 17,2% – Nu Limite Garantido;
– 4,8% – Meu sonho de consumo;
– 3,9% – Fazer uma viagem;
– 2,4% – Reformar a casa.

Mais sobre as “caixinhas Nubank”:

As “caixinhas” foram disponibilizadas para todos os clientes em setembro de 2022, e desde então, o número de caixinhas ativas aumentou significativamente, passando de 2,1 milhões em setembro de 2022 para 16,6 milhões em dezembro de 2023. O objetivo do banco é proporcionar mais autonomia aos clientes, auxiliando-os a guardar dinheiro de maneira organizada e personalizada, com possibilidade de rendimentos acima de 100% do CDI desde o primeiro dia útil após a aplicação.

A pesquisa recente revelou que havia mais de 1,6 milhão de nomes diferentes para as caixinhas criadas no Brasil em dezembro de 2023. A forma como os clientes nomeiam suas “caixinhas” reflete metas de consumo, moradia, lazer, carreira, estudos e outros objetivos pessoais.

O valor aplicado nas caixinhas quadruplicou ao longo de um ano, passando de R$ 6,4 bilhões em janeiro de 2023 para mais de R$ 25 bilhões em dezembro do mesmo ano. Dados do Data Nubank mostram que cerca de 70% dos clientes que passaram a investir mensalmente na instituição utilizaram as caixinhas como primeira ferramenta para poupar recursos, chegando a cerca de 90% no segundo semestre de 2023.

Mais sobre o estudo:

A sétima edição do Data Nubank abordou o tema “saúde e bem-estar financeiro: o acesso além do crédito”. O estudo demonstrou que, entre 2019 e 2023, o Nubank proporcionou acesso ao primeiro cartão de crédito a 20,7 milhões de brasileiros. Desses, 43% conseguiram poupar algum dinheiro ao longo do tempo.

O número de brasileiros que utilizam as caixinhas mais do que triplicou em um ano, passando de 1,5 milhão em dezembro de 2022 para 4,8 milhões em dezembro de 2023, entre aqueles que obtiveram seu primeiro cartão de crédito com a instituição.