O cenário mundial coloca o meio ambiente em destaque, com efeitos cada vez mais evidentes das ações desenfreadas, tanto no Brasil quanto em outros países. Diante dessa realidade, os consumidores estão cada vez mais atentos aos produtos sustentáveis disponíveis nas prateleiras.
Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que 60% dos brasileiros consideram importante a presença de selos e certificações socioambientais em produtos sustentáveis.
Maioria adota um consumo mais racional
O foco da pesquisa é compreender os perfis dos consumidores brasileiros e como os aspectos ambientais, sociais e econômicos influenciam suas decisões de compra. A maioria dos entrevistados (94%) busca consumir de forma mais consciente, pesquisando preços e evitando compras por impulso.
Além da certificação, os brasileiros estão atentos a aspectos como a redução da poluição (61%), uso responsável dos recursos naturais (58%) e escolha de marcas que não compactuam com trabalho infantil ou condições análogas à escravidão (56%).
Adoção de práticas ESG se torna essencial
Segundo Alexandre Xavier, vice-presidente de ESG da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a adoção de práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança) não é mais opcional, mas sim essencial para a sobrevivência no mercado.
Selo Verde Brasil para produtos sustentáveis
Este ano, o governo federal lançou o Selo Verde Brasil, que certificará produtos sustentáveis com base em práticas ambientais, sociais e de governança das organizações. Isso garantirá aos consumidores que estão adquirindo produtos e serviços que respeitam o meio ambiente e os direitos humanos.
O Selo Verde Brasil promete revolucionar o comércio nacional, trazendo mais credibilidade aos produtos e serviços e gerando maior confiança dos consumidores. Segundo Xavier, as normas e certificações do setor ESG são fundamentais para uma economia mais forte e competitiva, elevando o Brasil no cenário internacional e recebendo reconhecimento global.
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